segunda-feira, 24 de junho de 2013

O futebol de vencedor

Por que amar uma seleção que perdeu? Por que idolatrar uma seleção que não levantou nenhuma taça? Por quê?


Por Carol 

Aquela seleção jogava o futebol arte, driblava, tocava de lado, e de lado e tocava a bola como ninguém. Naquela seleção, o povo brasileiro viu uma possível chance de se tornar campão mundial após 12 anos de fracas atuações.

Não ganhou. Mesmo assim o povo ama aquela seleção. A seleção de 82. Por quê? Eu te explico. Futebol vai muito além de conquistar uma taça, um título. Futebol é honrar a camisa, e jogar bonito e jogar com raça, com força. Futebol é coisa séria, futebol é paixão.

Os nomes Valdir Peres, Leandro, Oscar, Falcão, Luizinho e Júnior, Sócrates, Toninho Cerezzo, Serginho Chulapa, Zico e Éder, comandados pelo técnico Tele Santana são lembrados até hoje com carinho pelos brasileiros. Eu tenho 19 anos e sei quem são esses caras pelo que jogaram  e não pelo titulo que não conquistaram.

Que foi uma enorme decepção isso ninguém pode negar, mas juro que se eu tivesse vivendo naquela época eu me orgulharia. EU choraria como uma criança, como muitos choraram, e bateria palma, por que o amor que eles retomaram ao coração dos brasileiros não há titulo que pague. A seleção canarinho voou e voou mais alto do que podia se imaginar.

Quando o juiz apitou o fim daquele jogo contra Itália, muitos brasileiros pensavam estar sonhando. Como assim, a Itália se classificou no sufoco? O Brasil passeou em todos os jogos... Talvez esse jogo tenha sido a maior injustiça que o futebol tenha feito. Nem sempre vence o melhor no futebol, nem sempre.

Fica a escrita, futebol vai muito além dos títulos, fica a inspiração desta seleção para a seleção da Copa de 2014, que os jogadores, vistam a camisa, e mais que jogadores profissionais sejam jogadores torcedores. Ganhar vai muito além de estar na frente do placar. Ganhar e jogar bem e se fazer merecedor da vitória.


Há muitas coisas entre futebol, o placar, o torcedor e uma taça do que se imagina a grã-filosofia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário