sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bravura do boxe

Por Bruna

Smokin’ Joe, grande nome do boxe peso-pesado. De berço, Joseph William Frazier se fez famoso pelos combates travados com muralhas da sua categoria como Muhammad Ali e George Foreman.

Joe realizou seus primeiros treinos na Filadélfia, com um simples objetivo, perder peso, ninguém imaginava o grande guerreiro que começará a surgir ali.

Nascido em Beaufort, na Carolina do Sul, com apenas quinze anos, Frazier já estava subindo ao altar e mudando-se para Filadélfia. Lá mesmo, deu início a sua carreira, ainda amador porém com carreira sólida.

Em meio às Olímpiadas de 64, Joe substituiu Buster Mathis que não pode ir à Tóquio porque estava contundido. Uma medalha de ouro no peito foi o que Smokin’Joe trouxe para os EUA. As atenções se voltaram para aquele menino que não desperdiçava as oportunidades que tinha.

Em 65 a carreira profissional se firmou graças aos nocautes em seus primeiros 11 adversários. O tempo ia passando e seu território ia sendo conquistado. 1997 foi o ano em que Frazier foi considerado um dos 10 melhores em sua categoria e um dos lutadores mais temidos do mundo.

Em 1968, depois de vencer grandes nomes como Manuel Ramos, Bonavena e o competente Jerry Quarry, a chance de Joe de tentar o título mundial havia chegado. O adversário seria o habilidoso Jimmy Ellis, que vinha de uma bela vitória em cima de Floyd Patterson. Em Nova York no Madison Square Garden, se viu Smoking’Joe dizimar o competitivo Ellis em 5 rounds. Smoking’Joe defendeu quatro vezes o título até que foi finalmente vencido por George Foreman, em 1973.

Fim da linha, 7 de novembro de 2011, Joe Frazier morre com 67 anos na Filadélfia vítima de câncer no fígado, a doença foi diagnosticada apenas um mês antes de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário