terça-feira, 25 de junho de 2013

Desencantou. Será isso mesmo?

Por Carol 

Junho de 2013, Copa das Confederações, o tão questionado Neymar Jr parece que resolveu entrar em campo, sem cair, e jogar de verdade com a camisa da amarelinha. O menino vem demonstrando que é craque. Mas em junho que 2013 não foi somente o Neymar e seleção e Felipão que resolveram desencantar, a população brasileira também resolveu mostrar que está para jogo.



A Copa das Confederações virou Copa das Manifestações, o que era para acabar em churrasco, samba e cerveja está acabando em bomba de efeito moral, bala de borracha e gás de pimenta. Milhares de pessoas tomam as ruas com cartazes, faixas e gritos pedindo melhorias nos serviços públicos e diminuição do aumento da passagem de ônibus. O cenário que presenciamos é hora de dar orgulho, ora de estranheza. Parece que o país se dividiu em dois. Por um momento imagens de um estádio padrão FIFA, lotado, lindo. De outro, imagens de manifestantes revogando seus diretos de um país que é “pobre” sem estruturas.


E agora, olhamos para os pés dribladores de Neymar que resolveram mostrar que sabem da arte de jogar futebol ou saímos às ruas pedir por melhorias?

O país do futebol vai “esquecer” sua seleção, enquanto ela joga no seu país? Ou assistimos ao jogo e em seguida pegamos os cartazes e vamos para a rua?


Quais conclusões tirar desta Copa das Confederações. Primeiro, em termos de futebol, Felipão acertou muito bem o time, faltam detalhes aqui e ali, coisa que aos poucos vai melhorando e Neymar é a estrela, agora Catalã, que parece mais brilhar nesse time. Das ruas, a conclusão é que o país está cansado de falsas promessas, de tanta corrupção e quer mudança já. Se o Brasil vai ficar campeão e se a voz do povo será ouvida, isso só vamos poder saber mais adiante, o que fica mesmo marcado de ambos os lados é que o BRASIL desencantou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário